relatório de experimento
RELATÓRIO COMPORTAMENTAL DA CAIXA DE SKINNER
ITU
2013
RODOLFO RODRIGUES DO ESPIRITO SANTO
RELATÓRIO COMPORTAMENTAL DA CAIXA DE SKINNER
Relatório apresentado para a disciplina de Psicologia Comportamental I, da Faculdade de Saúde e Ciências da Vida do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, sob a supervisão do Prof. MS. André Sanchez de Souza, com a finalidade de obtenção de média.
ITU
2013
INTRODUÇÃO
Este relatório apresenta um experimento fundado na teoria comportamental. Mas como surgiu a ciência comportamental? John B. Watson, com a publicação do seu artigo intitulado “Psicologia: como os behavioristas a vêem”, inaugura em 1913, o termo que passa a denominar uma das mais expressivas tendências teóricas ainda vigentes, o Behaviorismo. O termo inglês “behavior” significa comportamento, razão pela qual usamos, no Brasil, Behaviorismo ou Analise Comportamental. Ao postular o comportamento como objeto de estudos da Psicologia, Watson estabelece um objeto de estudos observável e mensurável. As concepções de Watson, guiadas pela psicologia objetivo e positivismo de Comte, representam uma grande oposição ao movimento que vigorava na época, assim como rejeitavam também a analogia com o método. Portanto, as proposições de Watson trouxeram respostas essenciais aos objetivos que os psicólogos buscavam na época e contribuíram para o rompimento definitivo da psicologia com a sua tradição filosófica.
Como behaviorista metodológico, o interesse de Watson concentra-se na busca de uma psicologia livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos e que passa reunir condições de prever e controlar. Para tanto se torna importante, em compasso com o realismo, estabelecer uma dicotomia entre o mundo objetivo e mundo subjetivo, sendo assim, Watson rejeitava a mente como causa do comportamento, conclui-se