Relatório de Execução de Serviços Topográficos
SITUAÇÕES OBSERVADAS DURANTE AS EXECUÇÕES DOS SERVIÇOS DE TERRAPLENAGEM
Serviços apoiados e acompanhados por uma equipe de topografia.
Inicialmente refiro-me às formas de execução previstas em projetos e normas técnicas, orientadas e seguidas pelo DNIT.
1. Serviços Topográficos
Os serviços de Poligonação, Levantamentos planialtimétricos, Locações, Marcações de Off-Sets, Nivelamentos e o Controle Geométrico propriamente dito, deverão ser realizados por pessoal capacitado com o auxilio de equipamentos previamente testados e aprovados, sendo assim capazes de possibilitar rapidez, precisão e garantia aos serviços.
Em se tratando de tolerâncias das precisões, os serviços deverão ser realizados com base na NBR 13133 - Execução de Levantamentos Topográficos e, nas Normas e Especificações de Serviços do DNIT que regulam e amparam os serviços de medição e controles geométricos nas execuções de Terraplanagem e Pavimentação, compreendidas entre a DNER-ES278-97 e a DNER-ES303-97.
As tolerâncias topográficas existentes nas normas e especificações atuais do DNIT, para a aceitação dos serviços, estão baseadas nas suas limitações.
A título de informação sobre os serviços apoiados pelas Equipes de topografia temos:
1.1 - Terraplanagem
• Desmatamento, Destocamento e Limpeza.
Os serviços de desmatamento e de destocamento de árvores de diâmetro inferior a 0,15m e limpeza serão medidos em função da área efetivamente trabalhada.
• Cortes
A medição considerará o volume extraído, em m³ medido no corte.
• Aterros
A compactação será medida em m³ sendo considerado o volume de aterro executado de acordo com a seção transversal do projeto.
• Regularização do Subleito
A medição do serviço de regularização do subleito será feita por m² de plataforma concluída, de acordo com a seção transversal do projeto.
Diferente do que preveem as normas, especificações e projetos, ocorrem inúmeras não conformidades de espessuras de camadas, cotas de