Relatório de Etágio - Unimed
18855 palavras
76 páginas
1. APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO1.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Razão Social: Cooperativa de Trabalho Médico da Região da Foz do Rio Itajaí – Açu.
Nome Fantasia: Unimed Litoral
CNPJ: 085.377.174/0001-20
Endereço: Avenida Marcos Konder, 1233
Bairro: Centro
Cidade: Itajaí
Estado: Santa Catarina
Supervisor de Campo de Estágio: Alberto Machado
1.2 O SISTEMA COOPERATIVISTA
As cooperativas são organizações que se caracterizam pela participação igualitária de seus membros, a democracia interna e a distribuição dos lucros conforme a contribuição financeira ou trabalho de cada um.
No século XV, no descobrimento da América, foram constatadas formas bem definidas de cooperação nas civilizações Asteca, Maia e Inca, onde viviam em regime de verdadeira ajuda mútua.
O cooperativismo moderno nasceu na primeira fase da Revolução Industrial1 (1760-1850). Durante décadas, na Inglaterra e na França, foram organizadas diversas sociedades com características de cooperativas. O processo de industrialização, na sua primeira etapa, fez com que os artesãos e trabalhadores rurais migrassem para as grandes cidades, atraídos pelas fábricas em busca de melhores condições de vida. Essa migração fez com que houvesse excesso de mão-de-obra, resultando na exploração do trabalhador de forma abusiva. Ao serem prejudicados pelo novo modelo industrial que substituiu o trabalho artesanal, 28 tecelões do bairro de Rochdale, em Manchester, na Inglaterra, decidiram pela criação de uma sociedade de consumo, baseada no cooperativismo. Em 21 de dezembro de 1844, fundaram a “Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale”.
Figura 01: Símbolo do Cooperativismo
Fonte: Portal do Cooperativismo
Os tecelões aperfeiçoaram aos poucos o sistema e desenvolveram um conjunto de princípios, conhecidos mais tarde como “Princípios Básicos do Cooperativismo”, adotados posteriormente por cooperativas surgidas em diversos países do mundo. Com o tempo, ocorreram algumas modificações, contudo sua