Relatório de estágio
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL
Projeto GRUPESCO
MONITORAMENTO DA QUANTIDADE E DA QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA RIO COXIPÓ (CUIABÁ-MT) E IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO PARTICIPATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS.
Relatório Final
Caracterização da Qualidade da Água do Rio Coxipó e dos Córregos Moinho e Castelhano em diferentes pontos e nos períodos sazonais de seca e cheia no município de Cuiabá/MT.
Engenheira Sanitarista: Neli Assunção Silva (Bolsista)
Cuiabá, MT
Junho – 2009.
1. IDENTIFICAÇÃO
Proponente:Universidade Federal de Mato Grosso
Executora: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Coordenador: Alexandre Silveira
Bolsista: Neli Assunção Silva
Período de vigência da Bolsa: março de 2007 à fevereiro de 2008.
Período de Referência do Relatório Técnico: Março de 2007 à dezembro de 2008.
Resumo
Este trabalho teve como objetivo caracterizar a qualidade da água físico-química e microbiológica da água dos Córregos Moinho e Castelhano e do Rio Coxipó, principal afluente do Rio Cuiabá nos períodos sazonais de seca e cheia, para conhecer a qualidade ambiental desse rio que abastece aproximadamente 35,6% da população cuiabana. As variáveis analisadas foram: Temperatura do ar e da água, potencial Hidrogeniônico, Turbidez, Oxigênio Dissolvido, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Demanda Química de Oxigênio, Sólidos Totais, Fixos e Voláteis, Sólidos Suspensos Total, Fixos e Voláteis, Nitrogênio Total Kjeldhal, Nitrogênio amoniacal, Nitrito, Fósforo Total, Coliformes Totais e Escherichia coli. As análises seguiram as recomendações do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (1995). Os dados indicaram que os valores médios das variáveis físico-químicas e microbiológicas foram, em parte, influenciados pela sazonalidade do ciclo