Relatório de estágio
Este trabalho tem como proposta compreender a organização do espaço presente na educação Infantil.
Também propõe construir meus conhecimentos científicos necessários a minha atuação como educadora na educação Infantil, fundamentar minha prática docente, bem como, materializar a teoria e fazer a interdisciplinaridade dos conteúdos presentes no eixo Organização do espaço educativo na Educação Infantil, a fim de efetivar minha práxis.
Para a contemplação desses objetivos foi abordado a concepção a infância e a indissociabilidade entre o cuidar e o educar fundamentado no RCNEI, a importância do brincar na educação infantil, a relevância da roda de conversa na oralidade da criança, as especificidades dos métodos de alfabetização e a importância do ambiente alfabetizador na educação infantil e ainda, e não menos importante , o planejamento como instrumento orientador para o professor.
O método de pesquisa utilizado foi o bibliográfico e as fontes utilizadas foram os livros didáticos das disciplinas.
DESENVOLVIMENTO
A Educação Infantil é um tempo e espaço destinado ao atendimento das crianças de zero a cinco anos de idade.
Para compreender a infância e suas especificidades é preciso curiosidade, afetividade, e desejo de se aprofundar nos fundamentos teóricos deixados por estudiosos que se debruçaram em temas relevantes a essa fase do desenvolvimento humano.
Dessa forma, o profissional dessa área específica necessita de conhecimentos prévios relevantes que darão subsídios na sua prática docente, diminuindo suas inseguranças, dando entendimento para a resolução de conflitos típicos desse universo infantil.
Assim, alguns conceitos são indispensáveis, como o da concepção de infância, que tal como a conhecemos nos dias atuais, ainda é um conceito bastante novo. Essa noção é fruto da evolução histórica, que não surgiu pronta, mas se construiu ao longo dos anos em consonância com a organização de cada sociedade.
Hoje a criança é um sujeito integrante da