Relatório de Estágio
Foi dito que o engenheiro Leonel Brizola teria levado o ex-presidente Lula ao túmulo de Getúlio Vargas em Rio Grande do Sul. Na oportunidade apresentou Lula ao túmulo de Getúlio Vargas. Folha de São Paulo 19 de setembro de 2010.
O que se sabe é que em 2002, o que ainda restava da esquerda, Lula após três tentativas de ganhar as eleições para a presidência do Brasil que atualmente estava comandada por Fernando Henrique Cardoso, estava lá mais uma vez na disputa. E foi aproveitando da situação que se encontrava o país naquele momento, como exemplo tem o aumento do desemprego. E foi aproveitando desta brecha que Lula conseguiu se eleger.
Apesar da carta que Lula publicou em junho de 2002 ao povo brasileiro comprometendo-se a melhorias no país principalmente a classe mais pobre, ter sido suficiente para a sua vitória, este recebeu mais apoio da classe média. O povão ainda estava desconfiado em relação às grandes mudanças de PT.
Ao assumir a presidência em 1º de janeiro de 2003, teve que manter as classes mais elevadas em calma, para tanto teve que conservar alguns itens do mandato do FHC, como os juros elevados, a falta de controle em relação à compra e venda de moedas, dentre outros. Assim levando o governo à impopularidade de antes.
Acontece que no final do primeiro ano, dois programas foram lançados. A Bolsa Família e o crédito consignado. Um já era de iniciativas de FHC. O segundo, como alternativa para diminuir os juros praticados pelo Banco Central. No ano seguinte o salário mínimo começava a se recuperar, melhorava o mercado interno, já era notório o crescimento econômico no Nordeste, enfim, até que em 2005, surge o mensalão. E mesmo com os efeitos do escândalo, Lula continuava firme. Em 2006 “briga” mais uma vez, agora pela reeleição. Apesar da insatisfação de parte da população classe média, ele intensificou a ajuda aos mais necessitados só aumentando cada vez mais sua popularidade e já era possível enxergar a vitória na