Relatório de estágio
O presente relatório detalha uma pesquisa-ação realizada por alunos do curso de Psicologia da universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira em Vitória da Conquista - Bahia. A pesquisa referida se deu no ambiente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Vitória da Conquista, Avenida Rosa Cruz, 135, Candeias, visando conhecer a profissionalidade versus profissionalização do Psicólogo nesse espaço.
Um dos objetivos do Projeto de pesquisa é de, através da Pesquisa-Ação-Participante, inserir os estudantes do curso de Psicologia da UFBA em realidades sociais específicas, no intuito de realizar o levantamento de dados relevantes para a produção de uma análise crítica, a fim de utilizá-los em contribuições/intervenções que favoreçam mudanças sociais.
Como a disciplina Projeto Integrado de Trabalho visa, como o próprio nome diz, a integração pedagógica entre todas as disciplinas do semestre, tendo como foco nesse momento: A constituição do sujeito e suas bases sócio-culturais, portanto voltada para as disposições situacionais, mas também, nesse caso especificamente, discute fatores disposicionais que se fazem presente na vida do indivíduo. Então foi proposto pelas professoras da disciplina que fizéssemos pesquisa-ção em instituições sociais, para conhecer as demandas e perceber como estas são responsabilizadas ao Psicólogo no âmbito do seu trabalho, em termos de resolução, resposta para os problemas, visto que nosso planejamento seria perceber na efetivação da prática profissional do psicólogo como se daria a profissionalidade e profissionalização como já foi dito.
Durante a visita, a observação do local, as relações e as práticas ali estabelecidas pelos profissionais, foi um meio essencial que possibilitou o entendimento de diversos aspectos da realidade social existente na APAE. As entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com uma psicopedagoga, uma pedagoga e duas psicólogas.
É