Relatório de estágio
O presente trabalho não seria possível sem o apoio e a disponibilidade de todos aqueles que contribuíram, directa e indirectamente, para a sua elaboração.
Por isso quero agradecer em primeiro lugar aos meus pais pelo amor, carinho e apoio que sempre me prestaram nesta fase tão importante do meu percurso escolar, além desse apoio, eles sempre me disponibilizaram o necessário para que o meu aproveitamento escolar dependesse apenas de mim incutindo-me, ao mesmo tempo, um grande sentido de responsabilidade desde a mais tenra idade. Se por um lado me deram liberdade para poder escolher o meu caminho, simultaneamente, mostraram-me bem cedo que essa liberdade tinha de acarretar sentido de responsabilidade. Por estas razões sinto-me orgulhoso deles e penso que eles sentem o mesmo em relação a mim porque, penso eu, nunca os decepcionei. À minha irmã, que sempre foi uma referência para mim e um exemplo de perseverança no atingir de objectivos.
Quero também agradecer ao Agrupamento de Escolas da Batalha por me terem dado a oportunidade de realizar este trabalho, nomeadamente ao Psicólogo, Dr. Luís Simões, meu orientador de estágio, pelo seu apoio, frontalidade, compreensão, companheirismo e ajuda na integração nos trabalhos do Agrupamento, sobretudo porque me fez evoluir não só como Homem mas também como futuro profissional de Psicologia.
Ao Instituto Miguel Torga e em especial à Dr.ª Ana Xavier, minha supervisora de estágio, pela sua disponibilidade, sinceridade, ajuda na redacção do presente relatório e pelos seus seminários, onde pude adquirir conhecimentos sobre práticas desenvolvidas em Psicologia Clínica, permitindo-me assim realizar com sucesso a ponte entre a teoria e a prática. Por último às crianças e jovens do Agrupamento, pois permitiram-me a descoberta de uma nova realidade, e com isso contribuíram também para o meu crescimento enquanto Ser Humano.
Introdução
O presente relatório de estágio, insere-se no âmbito do Mestrado em Psicologia