RELATÓRIO DE ESTÁGIO
O presente relatório se caracteriza como um relato de experiência da disciplina de Estágio Supervisionado I – Bacharelado, comentando o estudo na realidade profissional das academias de ginástica. Dessa forma, observou-se que a educação física exerce um papel fundamental na formação do cidadão.
De acordo com definições curriculares o bacharel em Educação Física é o profissional que deve dominar conhecimentos, técnicas e habilidades para esclarecer e intervir profissional e academicamente em todos os locais nos quais a prática da atividade física ocorra. Neste sentindo as praticas esportivas para serem executadas de forma correta e segura, deve ser acompanhada por um profissional habilitado, totalmente apto a atuar. O profissional deve atuar concebendo, implementando, acompanhando e avaliando programas de atividades físicas e treinamento desportivo, individuais ou para grupos. (CONFEF/CREFs, 2006).
Assim entende-se que o profissional de Educação Física com formação em bacharel tem como área de atuação todos os locais em que ocorra a prática de atividades físicas, sistematizadas ou não, desde que fora do âmbito do Ensino Básico. Este profissional é responsável por prescreve, orientar e acompanhar a todos aqueles que se inserem no âmbito de sua prática. Também pode atuar em centros recreacionais, ADC (Associações Desportivas Classistas), com ginástica laboral nas indústrias e demais locais de trabalho (analisando as condições de trabalho para melhoria das práticas das tarefas com conforto, saúde, segurança e eficácia); clubes recreativos (como professor de natação ou hidroginástica); condomínios e hotéis, desenvolvendo atividades físicas que fortaleçam os laços sociais dos usuários dos mesmos; e acampamentos de férias. Mas recentemente, a busca de programas personalizados de atividades físicas (personal training) e assessorias esportivas fez com que se tornasse ainda maior o campo de atuação do bacharel. Segundo a descrição das características