Relatório de estágio
A escola escolhida para o estágio é EMEF Desembargador Arthur Whitaker, onde realizei o estágio em turma de 4ª etapa que equivale a 7ª e 8ª série. A escola está localizada na Vila Sônia, e atende os alunos que moram nas redondezas, sendo principalmente de famílias das classes C e D. O prédio é bem grande e possui uma boa infraestrutura, contando com sala de informática e de vídeo, além de uma ampla e equipada quadra poliesportiva.
Analise do que é trabalhado no tema
O objetivo deste estágio é estudar o ensino de equações de 1° grau para turma de 4ª do EJA. Compreender como os professores desenvolvem os assuntos e como é abordado nos materiais. Auxiliando os alunos no aprendizado da noção e a aplicabilidade da equação do primeiro grau e da proporção. Segundo a proposta de currículo do Estado de São Paulo a introdução ao ensino de equações deve ser feito na 6ª série (7º ano) do ensino fundamental. A introdução geralmente é feita baseando-se em situações reais, como por exemplo a balança. Através de simulações de uma balança o professor constrói com a classe a ideia de equação junto com sua definição e propriedades. A partir deste ponto, os alunos podem trabalhar problemas que envolvam equações.
Associado a este tema está a ideia de incógnita. O valor desconhecido em uma equação que pode ser calculado através de operações básicas. Este conceito é fundamental e pode ser complexo para alguns alunos compreendem, por isso ao partir de problemas do cotidiano o aluno pode identificar mais facilmente a incógnita e transpor o conhecimento para uma formalidade matemática. A partir de observações da prática exercida em sala de aula e de bases teóricas, o ensino de equações pode ser bem trabalhado através da resolução de problemas, tomando como ponto de partida situações do cotidiano e levantando questões para serem discutidas e trabalhadas dentro da matemática, com isso é proposto uma aula como mostrado a seguir.