relatório de estágio
1. INTRODUÇÃO
Segundo o site da Anvisa, “dispensação é o ato de fornecimento ao consumidor de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e de correlatos, a título remunerado ou não.”
Na farmácia onde eu trabalho faço a dispensação direta de medicamentos e em algumas situações a farmacêutica responsável me ajuda.
E o que eu aprendi no decorrer do tempo é que a dispensação não pode ser feita de qualquer forma, visando apenas ao lucro da empresa ou à comissão que o funcionário recebe, mas que deve ser feita de forma racional, respeitando à saúde das pessoas. E, sempre que possível orientando os pacientes sobre o uso adequado dos medicamentos.
Assim segundo o trecho do site Wikipedia, “são elementos importantes da orientação, entre outros, a ênfase no cumprimento da dosagem, a influência dos alimentos, a interação com outros medicamentos, o reconhecimento de reações adversas potenciais e as condições de conservação dos produtos.” Tive entendimento que a dispensação deve ser feita por um profissional qualificado, que tenha conhecimento amplo sobre medicamentos e sobre a influêcia deles sobre o organismo.
7
2. ESTABELECIMENTO CEDENTE DO ESTÁGIO
O estabelecimento cedente do estágio por nome Fernanda Lessa é estabelecido como drogaria.
A drogaria Fernanda Lessa Me situada em Terra Preta/Mairiporã foi inaugurada há 8 anos, fazendo parte da rede Farma Fácil como filial, sua sede situa-se em Mairiporã. A Rede Farma Fácil tem 6 filiais em Bragança Paulista sendo 1 farmácia de manipulação e 2 em Mairiporã. As farmácias pertencem à família Lessa.
Planta Física:
10
3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Venda de medicamentos:
A venda dos medicamentos é feita pelos balconistas, que são devidamente treinados de acordo com a RDC Nº 44, DE 17 DE AGOSTO DE 2009:
Art. 24. Todos os funcionários devem ser capacitados quanto ao cumprimento da legislação sanitária vigente e aplicável às farmácias e drogarias, bem como dos Procedimentos Operacionais