Relatório de estágio
Entretanto, não só os EUA padeceram deste mal. No Brasil, o impacto da crise gerou um forte desemprego e forçou o governo a reduzir tributos como o IPI, para acelerar a economia. Também foi um período em que as empresas começaram a se aliar, diante de um futuro desconhecido, que aparentemente as conduziam a um precipício. Foi o caso do Banco do Brasil, que em plena época de crise comprou cinco bancos, sendo um deles o argentino Banco Patagonia. Podemos dizer, que os bancos brasileiros, pelo fato de terem uma supervisão maior do Estado se tornaram sutilmente mais imunes aos efeitos da crise.
Mas, uma das aquisições que realmente chamou a atenção da sociedade foi a do Itaú pelo Unibanco. Duas empresas que marcaram e ainda marcam presença na vida econômica brasileira. Vivenciando uma crise internacional, o Itáu Unibanco apresentava um Índice de Basileia (proporção entre o capital das instituições financeiras e o valor de seus ativos de risco) superior a 15%, que por sinal é quase o dobro exigido pela legislação internacional.
Uma das preocupações dos colaboradores, era saber se essa nova parceria daria certo. Como era de conhecimento de todos, o Itaú tinha uma cultura interna, e o Unibanco outra. O próprio Roberto Setubal, relatou que durante os 15 meses em que discutiram a associação, as duas empresas passaram mais tempo debatendo a cultura interna, do que avaliando detalhes de sociedade. Era possível conciliar as duas formas de pensar a organização? Foi o que mostrou, o Itau Unibanco. O que provavelmente facilitou muito essa transição