Relatório de estágio
Utilizar-se apenas do material didático oferecido pelo governo é, frequentemente, uma postura adotada por professores que não estão abertos a outros materiais que possam auxiliá-los em sua jornada letiva. Porém, a maioria dos estudantes é contra essa prática por parte dos docentes. Isso acontece porque os livros didáticos são, geralmente, repetitivos e enfadonhos. Por isso, muitos professores têm optado por mesclar as tarefas do livro com algumas aulas em que usam métodos audiovisuais. Os principais instrumentos para esse tipo de aula são: TV, DVD, e CDs. Utilizando-se desses instrumentos, os professores estão, cada vez mais, ganhando a aceitação dos estudantes que, por sua vez, mostram maior interesse pelo idioma estudado. Esse projeto de pesquisa objetiva mostrar os benefícios do uso de métodos audiovisuais em sala de aula, bem como os resultados que os alunos apresentam quando são levados a trabalhar com vídeos, filmes, músicas e materiais do gênero em geral.
Justificativa A importância de variar os métodos das aulas com os alunos é explícita, uma vez que os trabalhos gramaticais propostos pelos livros sejam repetitivos e gerem insatisfação por parte dos estudantes. O material didático é muitas vezes contestado por apresentar apenas aspectos gramaticais da língua e um escasso vocabulário. Porém, os métodos audiovisuais apresentam uma gama extensa de conteúdo, pois mostram aos alunos elementos culturais de vários países de língua. Por ter mais conteúdo a oferecer e ser uma opção lúdica, esses métodos ganham cada vez mais adeptos. Por isso, torna-se importante estudá-los e avaliar suas possíveis utilizações em sala de aula.
Hipóteses • Pode se dizer que com o uso dos métodos audiovisuais, os alunos podem melhorar seu desempenho no uso da língua alvo. • Tais métodos são mais atrativos aos aprendizes por apresentarem uma maior gama de conteúdos, além de representarem uma opção lúdica para seus estudos.
Objetivos