Relatório de Estágio
Relatório elaborado como requisito parcial para avaliação da disciplina Estágio Supervisionado I do Curso de Licenciatura em Educação Física da OSEAD.
1. INTRODUÇÃO
A sociedade contemporânea é cada vez mais racional, científica e tecnológica. Nesse panorama, cada vez mais a fundamentação teórica é ressaltada e ganha espaço. No entanto, é preciso entender que todo o valor da teoria fundamentada está, justamente em passa-la para a prática, haja vista que essa é absolutamente necessária, devendo ser estimulada como complemento natural do processo. Assim temos uma necessidade vital que é a integração teórico-prática, como os dois lados de uma moeda. Se retirado qualquer deles, o todo não existe, ficando incompleto e distorcido. Um paradoxo, pois a noção de todo traz em si a ideia de completude.
Para ilustrar o que foi dito, utilizemos como exemplo a gravidade. A partir das especulações mentais a respeito da razão pela qual os corpos são atraídos para a terra, formou-se uma bem montada teoria sobre o assunto. Essa teoria por sua vez, tem muitas aplicações práticas, com destaque para a ciência aeroespacial. Por meio dela o homem deu um grande salto, revolucionando o transporte planetário e chegando ao espaço exterior. Esse exemplo nos mostra como a teoria necessita de aplicação prática, enquanto a prática necessita da teoria que lhe serve de base, compondo uma simbiose perfeita. Isso implica que prática sem base teórica é aventura, enquanto teoria sem aplicação é perda de tempo.
Diante disso, surge a necessidade do estágio na docência, como forma de desenvolver a teoria na prática, possibilitando a aplicação dos conhecimentos teóricos auferidos. Essa etapa da formação de docentes corresponde à prática aplicada, direcionada e supervisionada que tem por objetivo dar ao estagiário a oportunidade de vivenciar a