Relatório de estágio iii
O Projeto teve como base a leitura de histórias da Literatura Infantil, proporcionando o contato das crianças com livros sob o olhar da fantasia e do lúdico.
A vivência deste projeto proporcionou momentos inesquecíveis. Percebi o compromisso da equipe gestora juntamente com os docentes em aplicar o projeto, direcionando cada sugestão e estimulando os alunos a aplicar de forma coerente e prazerosa a cada dia.
No inicio fiz uma entrevista com os professores para saber o que elas costumavam ler para as crianças e como elas costumava realizar este momento. Percebi que apesar de que apesar de conhecerem vários recursos como fantoches e dramatização elas não usavam estes recursos em sua prática.
Percebi também que a leitura para elas não era algo primordial, era usado mais de forma a preencher buracos, faltando o compromisso de serem modelos propícios de leitores. A leitura era realizada no último momento ou como válvula de escape para acalmar os alunos.
Realizei uma reunião e pedi que cada uma contasse como realizava as suas leituras e pedi para assistir a este momento e todas elas permitiram, embora percebesse que ficaram receosas.
Assistir o momento de leitura das quatro professoras em silencio sem dá nem uma opinião. No momento em que me reuni com elas novamente usei de muito tato para que não houvesse nem um desentendimento. A primeira questão que abordei foi o fato de as professoras estarem sentadas na cadeira enquanto as crianças todas se sentavam no chão ao redor delas. Uma delas falou que sempre usou este método e que assim facilitava que as crianças vissem as ilustrações contidas nos livros, outra disse que costumava também às vezes sentar no chão junto coma as crianças e que era pelo mesmo motivo. Conversamos bastante e chegamos à conclusão que antes de começar a leitura a professora poderia combinar com as crianças como iria mostrar as gravuras se seria uma a uma ou mostraria no