Lavra
Aluvião: designação genérica que engloba os depósitos de origem fluvial ou lacustre, constituídos de cascalhos, areias, siltes e argilas das planícies de inundação e do sopé dos montes e das escarpas (sin.: alúvio).
Amostragem: Operação que consiste em extrair amostras de solo, rocha, ar ou água de um local para análise individual. Retirada de pequenas partes (amostras) para representar as propriedades de um conjunto ou do todo.
Afloramento: Exposição natural ou artificial, em superfície, de rocha ou mineral.
Bloco de ensaio (corpo de prova): Amostra de material para ser submetida a ensaios mecânicos destinados à medição de suas propriedades, e possuindo a geometria adequada ao tipo de ensaio a ser realizado.
Beneficiamento de minério: A concentração de minério ou de minerais úteis por remoção de materiais indesejáveis por vários processos como: gravitativo, magnético, flotação, precipitação química, etc.
Beneficiamento ou tratamento: Operações aplicadas aos bens minerais visando modificar a granulometria, a concentração relativas das espécies minerais presentes ou a forma, sem contudo modificar a identidade química ou física dos minerais. Há autores que defendem um conceito mais amplo para o tratamento, como sendo um processamento no qual os minerais podem sofrer até alterações de ordem química (ex.: na aglomeração de minérios finos, em ustulação, na calcinação etc).
Bancada: Forma geométrica dos taludes nas escavações a céu aberto, com diferentes níveis, semelhante aos degraus de uma escada.
Cota: Número que exprime, em metros ou noutra unidade de comprimento, a distância vertical de um ponto a uma superfície horizontal de referência. Sins.: altura, diferença de nível.
Curva de nível: Linha que se apresenta em um mapa ou carta, destinada a retratar matematicamente uma forma de relevo, unindo todos os pontos de igual altitude, situados acima ou abaixo de uma superfície de referência, em geral o nível médio