Relatório de estágio de observação
1. INTRODUÇÃO....................................................................................... 4
2. DESENVOLVIMENTO.…..................................................................... 5
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................. 8
4. REFERÊNCIAS...................................................................................... 9
5. ANEXOS
Anexo 1: Declaração de Aceitação do Estágio (Comprovante das Atividades Desenvolvidas);
Anexo 2: Ficha de Registro de Frequência em Estágio;
Anexo 3: Entrevista com o Profissional da Instituição;
Anexo 4: Declaração de Conclusão do Estágio;
Anexo 5 : Declaração Comprobatória da Atividade Profissional.
INTRODUÇÃO
Os Estágios Curriculares Supervisionados são regidos pelas seguintes legislações: Lei nº 9.394/96, de 20/12/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Resolução CNE/CP nº 2, de 19/02/2002 (D.O.U 04/03/02) – Institui a duração e a carga horária do curso de licenciatura, de graduação plena de formação de professores de Educação Básica em nível Superior; Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006.
O estágio de Observação é um momento de realização de análise local, verificando como ocorre a prática e a rotina escolar, pois o ato de ensinar requer um trabalho específico e reflexão mais ampla sobre a ação pedagógica que ali se desenvolve. Estar a par da vivência docente é fundamental para nós alunos do curso, aonde através da observação vem esclarecer algumas questões relevantes ao dia-a-dia das professoras em sala de aula.
Nesse sentido de acompanhar algumas aulas, onde se vê a atuação do professor e como lidar com os alunos de diferentes faixas etárias é muito importante para que possamos projetar nossas expectativas e ganharmos experiência.
Através da observação feita, é possível ver que o trabalho educativo pode criar novas condições para as crianças fazerem as suas descobertas, assim descobrindo novos sentimentos,