Relatório de estágio - Bovinocultura de Leite
COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL AUGUSTO RIBAS
MATEUS PONCHEKI Nº: 33 TURMA: 2º ANO B
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PONTA GROSSA
2013
MATEUS PONCHEKI
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Relatório apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Profissional Supervisionado.
PONTA GROSSA
2013
AGRADECIMENTOS
Em primeiro plano, gostaria de agradecer a equipe pedagógica do Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas – Ensino Médio e Profissional, por me receber na metade do ano letivo, possibilitar a realização do estágio depois do período previsto, assim como a entrega do relatório.
Agradeço também aos meus colegas pela calorosa recepção e por toda a ajuda durante o tempo de adaptação.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
No contexto da agropecuária brasileira, o leite ocupa posição de destaque pelo seu elevado valor de produção. Além disso, desempenha um papel importante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população brasileira. A cadeia produtiva do leite emprega, anualmente, cerca de 3,5 milhões de pessoas, dos quais um milhão e 300 mil são produtores, sendo aproximadamente 320 mil produtores comerciais e acima de 1000 empresas. (Botega,et al 2008)
Segundo Brandão, (2001) a pecuária leiteira está vivendo um processo de modernização intenso. No setor primário, o processo de modernização não vai acontecer sem que os produtores se especializem. A modernização é a única alternativa para a continuidade da pecuária leiteira no Brasil.
A necessidade de analisar economicamente a atividade leiteira é importante, pois, através dessa análise, o produtor passa a utilizar corretamente os fatores de produção (terra, trabalho e capital). A partir daí, localiza os pontos de estrangulamento para depois concentrar esforços gerenciais e/ou