Relatório de estagio i psicologia jurídica
O presente trabalho tem por objetivo descrever a observação feita pelos acadêmicos de psicologia do 5° período, tendo como Orientador Prof. Oyama Braga Martins Netto, trazendo ainda a descrição, da instituição visitada, seu histórico, estrutura organizacional e serviços, bem como a descrição das informações adquiridas no referido local.
A visita foi marcada antecipadamente e foi realizada no dia 01 de abril de 2013 as 09h30min de uma manhã de segunda-feira em uma Instituição Jurídica de Vara de Família localizado na cidade de Manaus onde são realizados trabalhos de modo interdisciplinar entre Direito, Psicologia e Serviço Social. A equipe foi recebida pelo psicólogo responsável pelo setor psicossocial, que passou as informações da dinâmica da instituição e o papel do psicólogo neste contexto.
Tendo em vista uma importante comunição entre a psicologia e o Direito, o seguinte relatório descreve a especificidade do fazer profissional do psicólogo neste espaço.
Segundo Perissini (2003) “A Psicologia Jurídica é uma área ainda nova e pouco explorada da Psicologia, que faz interface com o Direito e necessita demarcar seu espaço de atuação. Como não possui técnicas e conhecimentos próprios, vale-se de outros conhecimentos já construídos da Psicologia para aliar seu trabalho ao do Judiciário, buscando uma atuação psicojurídica a serviço da cidadania, respeitando o ser humano”. (p.07)
No entanto é grande o número de psicólogos que atuam nessa área, embora haja muito a caminhar na delimitação do seu espaço, no que tange a contribuição dos conhecimentos teóricos e metodológicos específicos do comportamento humano e suas complexidades.
A instituição visitada recebe casais em processo de divórcio, muitas vezes envolvendo litígio. Nesses casos observa-se então o olhar equivocado destes em relação ao poder decisório do Juiz, procurando apenas a resolução do problema, ou seja, quem “ganha” a