Relatório de ensaio de dureza
DUREZA E TRAÇÃO
São Paulo
2012
INTRODUÇÃO
Em 1922, Rockwell desenvolveu um método de ensaio de dureza que utilizava um sistema de pré-carga. Este método apresenta algumas vantagens em relação ao ensaio Brinell, pois permite avaliar a dureza de metais diversos, desde os mais moles até os mais duros. Entretanto, também tem limitações, o que indica que está longe de ser a solução técnica ideal.
O ensaio Rockwell, que leva o nome do seu criador, é hoje o processo mais utilizado no mundo inteiro, devido à rapidez e à facilidade de execução, isenção de erros humanos, facilidade em detectar pequenas diferenças de durezas e pequeno tamanho da impressão.
O ensaio de tração consiste na aplicação de carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova especifico até a ruptura. Trata-se de um ensaio amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, devido às vantagens de fornecer dados quantitativos das características mecânicas dos materiais.
Com esse tipo de ensaio, pode-se afirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o seu corpo, pelo menos até ser atingida uma carga máxima próxima do final do ensaio e, como é possível fazer com que a carga cresça numa velocidade razoavelmente lenta durante todo o teste, o ensaio de tração permite medir satisfatoriamente a resistência do material
1. OBJETIVO
1.1 Dureza * Medição da dureza de diversos materiais metálicos. * Avaliação e conhecimento do método de Ensaio de Dureza Rockwell, para comparação com outros métodos.
1.2 Tração * Resistência à tração * Limite de ruptura convencional e verdadeiro * Alongamento * Estricção 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os ensaios de dureza e tração tem como objetivo determinar as características e os limites de determinado material.
O ensaio de dureza consiste na aplicação de uma carga num penetrador, cujo material pode ser diamante, aço Temperado ou