Relatório de Eletrotécnica
Aparelho utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; por esse motivo deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tensão elétrica.
Os voltímetros podem medir tensões contínuas ou alternadas dependendo da qualidade do aparelho. A escala de um voltímetro deve ser escolhida com atenção e para tal é necessário ver qual é o alcance do aparelho, bem como a menor divisão da escala, ajustando esta ao valor da grandeza a medir. Escolher uma escala adequada faz com que a precisão seja maior e evita danos ao aparelho. A unidade do voltímetro é o volt, representado pela letra "V".
Amperímetro
Aparelho utilizado para medir a intensidade de corrente elétrica que passa por um fio. Pode medir tanto corrente contínua como corrente alternada. A unidade utilizada é o ampere "A". O amperímetro deve ser ligado sempre em série, para aferir a corrente que passa por determinada região do circuito. Como no caso do voltímetro, a escolha da escala é importante para evitar danos ao aparelho e melhorar a precisão da medição.
Ohmímetro
O ohmímetro é o aparelho que mede a quantidade de atrito elétrico gerado quando os elétrons passam por um condutor elétrico. Também conhecida como resistência elétrica, o valor desse atrito é expresso em unidades de "ohm". Independentemente de ser analógico ou digital, um ohmímetro nunca deve ser conectado a um aparelho elétrico que tenha sua própria fonte de tensão. A escala do aparelho é de 200 a 2000Ω, para uma melhor precisão usar na escala de 200Ω. A interpretação da leitura é importante, pois possibilita uma maior precisão da leitura.
Teste de continuidade usando o Ohmímetro
Conecte o pino preto da ponta de prova no borne marcado
"COM" do alicate e o vermelho no borne "V–diodo". Selecione a escala de continuidade. Aplique as pontas de prova ao circuito a ser testado. O