Folclore
O que é?
Podemos definir o folclore como uma conjunto de mitos, histótias, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. A palavra tem origem do inglês, em que “folklore’’ significa sabedoria popular. A palavra é formada da junção do folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento ). O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. Para nao se perder esta tradição, é importante que as manfestações culturais sejam transmitidas através de gerações.
Como o folclore é um produto de cultura de cada país, cada um tem seus personagens etc. O folclore japonês por exemplo, está repleto de lendas mesteriosas e sobrenaturais, conhecidas como Yokai Youkai (aparições misteriosas). Em sentido figurado, a palavra folclore é usada como o significado pejorativo de ” mentira’’, ’’invenção’’, designado algo fantasioso.
Personagens:
Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.
Trava língua:
Podemos definir os trava línguas como frases folclóricas criadas pelo povo com uma objetivo de brincadeira. Apresenta - se como um desafio de pronúncia, ou seja, uma pessoa passa uma frase díficil para um outro indíviduo falar. Estas frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rapidamente. Estes trava línguas já fazem parte do folclore brasileira, porém estão presentes mais nas regiões do interior brasileiro.
Exemplo de trava língua:
Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será.
Adivinhas
As adivinhas, também conhecidas como adivinhações