Relatório de ciência política
Contratualismo Norberto Bobbio
UNEB -Universidade do Estado da Bahia
Departamento de Ciências Humanas
Curso de Direito
Conjunto de Relatórios sobre a Ciência Política
Salvador
2012
Marcelo Silva Velame Santos
Conjunto de Relatórios sobre a Ciência Política
Relatório para a disciplina de Ciência Política, do Segundo Semestre do Curso Direito da Universidade da Bahia, Professor Celso Favero.
Salvador
2012
Introdução
Este relatório tem como objetivo trabalhar as principais aborda um conjunto de textos o estado de natureza, como se da o contrato social,a formação do Estado civil, a propriedade, os modelos de governo, entre outras temáticas constantes na ciência e na filosofia política. Para isso, serão contemplados autores e obras como Noberto Bobbio, com “ O Contratualismo”; Thomas Hobbes, com o “ Leviatã”; John Locke , com “ Dois tratados sobre o governo civil”; Montesquieu, com “ O espírito das leis” ; Rousseau, com “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”; e, por fim, Alexander Hamilton, James Madison e John Jay, os três autores de “O federalista”, cada qual aprofundando seu ponto de vista sobre os assuntos já explicitados, ora convergindo sobre seus conceitos, ora se distanciando uns dos outros.
Noberto Bobbio – Contratualismo
I. Para uma definição do contratualismo.
O contratualismo se tornou presente em uma série de teorias diversas durante a história. Para se definir, de modo adequado, esta corrente tão complexa é necessária a adoção de perspectivas e ângulos diversos quer do seu confronto com as soluções dadas ao problema da ordem política por outras correntes de pensamento. De modo genérico, o contratualismo compreende todas aquelas teorias políticas que veem a origem da sociedade e o fundamento do poder