Relatório de citologia - célula animal e vegetal
Neste relatório iremos mostrar e explicar a diferença entre a célula animal e vegetal, onde visualizamos as mesmas no microscópio óptico. Foi usada uma cebola para observar a célula vegetal e com a ajuda de um cotonete foi extraído a mucosa da boca para observar a célula animal. “Nas células das plantas encontramos duas estruturas que não encontramos na célula dos animais: a parede celular e os cloroplastos. A parede celular dá uma proteção a mais para a célula vegetal, já que nenhuma planta pode andar para se proteger do calor excessivo e assim evitar a perda de água. E os cloroplastos produzem e armazenam a clorofila, pigmento importante para a absorção da energia da luz para a fotossíntese. E também as células das plantas possuem enormes vacúolos que servem como armazém de água e nutrientes.”(ANDREA BARRETO, 2013, dicasdeciencias.com.br). Além disso, veremos o núcleo da célula animal e vegetal.
2. OBJETIVO
Visualizar a diferença entre as estruturas das células animal e vegetal;
Identificar o núcleo das células.
3. MATERIAL
Cebola;
Cotonetes;
Corante azul de metileno;
Água destilada;
Pincel;
Pipeta;
Pinça;
Lâminas e lamínulas;
Microscópio óptico.
4. METODOLOGIA
Para visualizar a célula vegetal, a cebola foi cortada ao meio e separada em camadas. Com a ajuda de uma pinça, a epiderme que reveste as camadas foi retirada. A epiderme foi colocada sobre a lâmina, com a ajuda de um pincel umedecido em água, de modo que ficasse completamente esticada. Com a pipeta foi colocado uma gota de azul de metileno sobre a epiderme e em seguida a lamínula foi colocada. A lâmina foi levada ao microscópio óptico e observada nas objetivas de 4 vezes, 10 vezes e 40 vezes.
Para observar a célula animal, um cotonete limpo foi usado para passar na extremidade mais larga na mucosa bucal com o objetivo de retirar algumas células. O material retirado da boca foi colocado sobre a lâmina, em seguida, uma gota de azul de metileno foi