Relatório de Capacitância
CAMPUS CURITIBA
ENGENHARIA ELÉTRICA
NOme nome nome
Capacitores
CURITIBA
JulhO,2014
1 Introdução Como forma de comprovar teorias e modelos matemáticos usa-se muitas vezes experimentos, os quais são realizados repetidas vezes, coletam-se os dados com instrumentos e métodos apropriados e então esses dados são, por fim, comparados com os resultados teóricos.
Neste experimento avaliaremos as características dos capacitores, bem como dos instrumentos de medição utilizados nesse processo.
Os Capacitores são constituídos por duas placas condutoras tendo entre elas um material isolante, permitindo assim o acumulo de cargas elétricas em suas placas.
Como forma de Facilitar a produção de componentes em massa, alguns valores de capacitância pré determinados são produzidos. Isso traz a necessidade de associarmos os capacitores para conseguirmos os valores necessários para o circuito.
São usadas duas configuração de associação basicamente, a associação em série e em paralelo. A associação em série se caracteriza pela ligação de dois terminais de componentes (terminais sequenciais no caso de componentes nos quais o sentido de passagem da corrente seja relevante), sendo assim a corrente nos componentes é a mesma, porém a tensão total difere entre eles. Na associação em paralelo os dois terminais dos componentes são pontos em comum (terminais iguais no caso de componentes nos quais o sentido de passagem da corrente seja relevante) nessa configuração a mesma tensão que é compartilhada pelos componentes e a corrente é diferente entre eles.
1 Procedimento Experimental
Para este experimento foi apresentado o equipamento de medida de tensão, corrente, capacitância e resistência: o multímetro é capaz de realizar diversos tipos de medições, para isso utilização duas pontas de prova.
Também foram utilizados dois capacitores que seriam medidos e calculados sua capacitância e resistência interna.