Relatório de Biologia
Actividade experimental
“Receptores Sensoriais”
Clara Pereira n°5
Disciplina: Biologia Humana
Professor: Nuno Caetano
28\11\2011
Introdução Na realização desta experiência foi utilizado um dos cinco sentidos, o tacto, que é toda a sensibilidade cutânea humana que faz o reconhecimento da forma e estado dos corpos por meio do contacto directo com a pele, desta forma, ele é “activado”, desencadeando a acção de milhares de células, que nos permitirão apreciar o estado físico dos corpos, informando-nos quanto aos seus estados (sólidos, líquidos ou gasosos), aos seus aspectos (polidos ou ásperos, maciços ou fofos, secos ou húmidos), às suas formas e dimensões, entre outras características. Podem ser entendidas mediante o estudo dos conceitos calor, energia e radiação térmica, pressão, além de outras características relacionadas à diferença de consistência e forma de superfícies, as sensações de dor e cócegas.
A percepção do tacto ocorre por meio de terminações nervosas na superfície da pele, na epiderme, na derme e no tecido subcutâneo, traduzindo-se na sensibilidade ao toque pressão, calor, frio.
A pele é o maior órgão do corpo humano, possuindo em toda a sua extensão terminações nervosas livres e terminações nervosas fechadas, dentro dos chamados corpúsculos tácteis. Existem diversos corpúsculos tácteis, específicos para diferentes impressões, além das terminações nervosas livres anteriormente ditas, dos quais podemos citar o corpúsculo de Meissner. Esse corpúsculo é um tipo de receptor do tacto com sensibilidade especial, contendo uma terminação nervosa longa e encapsulada, que excita uma grande fibra nervosa sensorial mielinizada. Ele é encontrado nas partes não-pilosas da pele, sendo muito abundantes nas pontas dos dedos, nos lábios e em outras regiões da pele, onde há alta capacidade de discernimento das características espaciais das sensações tácteis. Para além deste receptor táctil existem outros como o