Relatório de aula prática - Química da Madeira
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS CAMPUS DE SINOP CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
AMANDA FLÁVIA DE ABREU CRIPA
MÔNICA FERREIRA PINTO
QUÍMICA DA MADEIRA
Sinop – MT
Junho de 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE CIENCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
CAMPUS SINOP
BACHARELADO EM ENGENHARIA FLORESTAL
QUÍMICA DA MADEIRA
Relatórios entregues como requisito parcial de avaliação a disciplina de Química da Madeira, ministrada pelo professor Dr. Diego Martins Stangerlin, do curso de Engenharia Florestal 2015-1 da Universidade Federal de Mato Grosso.
Sinop – MT
Junho de 2015.
SUMÁRIO
ANÁLISE DA MASSA ESPECÍFICA, POROSIDADE E PORCENTAGEM DE AMOSTRA SECA, ANÁLISE IMEDIATA DA MADEIRA E DO CARVÃO VEGETAL, TEOR DE EXTRATIVOS EM ETANOL, EM ÁGUA QUENTE E ÁGUA FRIA, TEOR DE LIGNINA E TEOR DE HOLOCELULOSE.
INTRODUÇÃO
A madeira é uma matéria prima renovável fundamental ao homem, pois pode-se ter vários destinos de utilização, como na construção civil, movelaria, produção de energia e consumo de celulose. Por ser um material heterogêneo e anisotrópico, apresenta propriedades físico/mecânicas diferentes nos planos radial, tangencial e longitudinal, possuindo assim muitos fatores a serem considerados em processos de usinagem e beneficiamento (CARVALHO et al., 2010).
De acordo com Gonçalves (2006), o conhecimento da estrutura anatômica da madeira, é um elemento fundamental para qualquer emprego industrial que se pretenda destinar a madeira, visto que seu comportamento mecânico, secagem, adesão e trabalhabilidade estão intimamente associados à sua estrutura celular.
Há variações entre espécies florestais quanto à densidade e porosidade da madeira, sendo que ambas estão relacionadas, uma vez que quanto maior a massa específica da madeira menor o seu grau de porosidade.
A massa específica representa uma das propriedades essenciais da madeira, a partir desta consiste a maior parte de suas