Relatório de atividade experimental
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
CIRCUITOS ELÉTRICOS A
RELATÓRIO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL
RESISTÊNCIA EM SÉRIE E PARALELO
1. Resumo: Através de circuitos utilizando resistores em serie/paralelo, verificar os conceitos aprendidos em sala de aula sobre Lei de Ohm, Leis de Kirchhoff, Divisor de tensão/corrente e Resistência total.
2. Objetivo do Experimento: ✓ Determinar a resistência total de um circuito em paralelo utilizando um multímetro e a aplicação da lei de Ohm. ✓ Verificar os valores medidos e os valores nominais de cada componente. ✓ Aprender a identificar os resistores numa configuração em paralelo. ✓ Medidas corretas de tensão e corrente de um circuito em serie e a aplicação das leis de Kirchhoff para tensões. ✓ Verificar os conceitos do divisor de tensão.
3. Bases Teóricas: O fluxo de carga através de qualquer material encontra oposição de uma força semelhante, em muitos aspectos, ao atrito mecânico. Essa oposição, resultante das colisões entre elétrons e átomos do material. Que converte energia elétrica em outra forma de energia é denominado resistência do material. A resistência do material é dada pela equação 01 a seguir:
[pic](Eq.01)
Onde:
[pic][pic]
A resistência elétrica, cujo símbolo é a letra R, é medida em Ohm (Ω).
3.1 Resistores Os resistores são talvez os componentes eletrônicos mais utilizados. Sendo definidos como, elemento do circuito que possui resistência elétrica. A figura 01 mostra os símbolos utilizados nos esquemas eletrônicos para representar resistores fixos
[pic]
Figura 01- simbologia de resistência fixa Os principais tipos de resistências utilizadas em eletrônica são as de composição de carvão (como ilustra a figura 02), as películas de carvão (piroliticas), as películas metálicas e as de fios enrolados (bobinas), entre outras.
[pic]
Figura 02- Construção interna de uma resistência de carvão. I. Formas de