Relatório da atividade experimental de Química Geral
“TESTE DE CHAMAS”
Componentes:
André Victor Castelo Branco de Aguiar
Jessijames Cordeiro Soares
João Pedro Sales de Oliveira Jardim
Laécio Júlio dos Reis Abreu
Luciano
Magno Ribeiro Lopes
357759055245FACULDADE PITÁGORAS
Nome da professora
0FACULDADE PITÁGORAS
Nome da professora
Resumo
Esta experiência consiste em distinguir alguns metais através da cor da radiação emitida pelos sais, quando excitados (de acordo com o modelo atómico de Bohr). Neste caso a visualização destas cores, faz-se possível quando um bastão de vidro é umedecido com agua destila e com ele toca-se o sal do metal a ser analisado, e logo depois de colocado no fogo, produz uma coloração especifica do composto.
Introdução
Este experimento baseia-se no modelo atômico de Bohr que representa os níveis de energia. Quando um elétron salta de um nível menor para um nível maior, absorve energia, e esta energia é liberada quando este elétron retorna para um nível menor, emitindo uma radiação em forma de luz. Assim, um elétron em uma órbita permitida emite um fóton de energia para ir para outra órbita permitida menos energética.
Cada elemento emite diferentes conjuntos de radiações, pelo que os espectros são únicos para cada um deles, o que nos permite identificar os elementos pela análise dos espectros, assim eles contêm um espectro de emissão característico, que permite a sua identificação.
Neste experimento é usada a técnica de análise elementar por via seca(teste de chama), onde os elétrons do elemento é excitado, liberando o fóton, isto é observado através de chama colorida.
Esta experiência é frequentemente realizada pelo mundo científico sendo possível prever a cor da chama que cada metal emite.
Materiais e métodos
Os materiais utilizados neste experimento foram:
- Bequer – recipiente usado para colocar a agua destilada usada para umedecer a vareta.
- Vareta de vidro – bastão usado umedecido com agua destilada para