Relatório da usina hidreletrica de samuel
UHE de Samuel
Tiago Martins Ribeiro 201121046
Fundação Universidade Federal de Rondônia, Núcleo Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica - DEE
Bacharelado em Engenharia Elétrica - 5o Período - Disciplina de Geração Transmissão e Distribuição
Resumo—A utilização de recursos renováveis na produção de energia elétrica se torna cada vez mais intensa, como pode ser percebido pelo grande crescimento na construção de usinas hidrelétricas. Tais empreendimentos necessitam de um estudo muito detalhado de todos os fatores que a englobam, como a questão ambiental, capacidade de geração da usina, tamanho do reservatório, dentre outros, para que não ocorram erros em sua construção. Index Terms—Usina, geração, ambiental.
I. I NTRODUÇÃO
A instalação das Centrais Elétricas do Norte (ELETRONORTE) foi implantada pelo Governo Federal em 1973, pois, seria coordenado um projeto para a instalação de uma usina na Cachoeira de Samuel, no Rio Jamari. No ano seguinte foi lançado o II Plano Nacional de Desenvolvimento (II
PND). Visto esses dois fatos, tanto um plano audacioso de construir uma usina no Norte do País quanto a instalação do
II PND vieram a contribuir para reforçar o papel das Centrais
Elétricas Brasileiras (Eletrobrás), ocasionando assim uma nova visão de planejamento para a expansão dos sistemas elétricos, principalmente, no Norte.
Um dos fatos que acelerou o processo para se tomar a decisão de construir uma usina em Rondônia foi o crescimento da demanda de energia aliada a explosão demográfica, que se deu pelo grande povoamento na Amazônia. Os parques térmicos obsoletos que se encontravam no Acre precisavam ser substituidos, e isso ocorreria quando a Usina de Samuel estivesse pronta, ou seja, ela seria responsável pela geração e distribuição de energia para Porto Velho e Rio Branco.
As Centrais Elétricas de Rondônia (CERON) foi instalada no governo Jorge Teixeira e era responsável pela distribuição de energia gerada na Usina III, termoelétrica e diesel,