Relatório da oficina de matematica
Realizada no dia 22/04/2013, a oficina de matemática no Ambiente Virtual de Aprendizagem, a matemática estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. Um trabalho matemático consiste em procurar por padrões, fórmulas conjecturas e , por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados.
A matemática vem sendo construída ao longo de muitos anos. Resultados e teorias milenares se mantêm válidos e úteis e ainda assim e matemática continua a desenvolver-se permanentemente.
O cálculo algébrico por exemplo está presente no cotidiano. O uso de letras em problemas matématicos é muito utilizado para descrever números a quais não se tem valor.
As equações do primeiro grau tem como objetivo calcular um valor de um termo desconhecido. As equações são representadas por incognitas, ou seja, letra (x, y, z). As equações tem sinais operatórios, adição, subtração, divisão, muttiplicação, radiciação e igualdade, o sinal de igualdade divide a equação em dois membros, os quais são constituídos pela variavel união de letras e números e a constante valores numéricos.
O sistema de inequação do primeiro grau é formado por duas ou mais inequação, cada uma delas tem apenas uma variável sendo que essa deve ser a mesma em todas as outras inequações envolvidas.
Equações do segundo grau são classificadas por ter dois incognitas iguais, com uma delas com o expoente maior que outra.
A porcentagem é de grande utilidade no mercado financeiro, pois é utilizada para capitalizar empréstimos e aplicações, expressar índices inflacionário e deflacionário, descontos, aumento, taxas de juros, entre outros. No campo da Estatística possui participação ativa na apresentação de dados comparativos e organizacionais. Os números percentuais possuem representações na forma de fração centesimal (denominador igual a 100) e quando escritos de maneira formal devem aparecer na presença do símbolos de porcentagem (%),