Relatório Crítico do filme: Epidemia
Aluna: Danyara R. Rabelo
Relatório Crítico do filme:
Epidemia
A ética é um conjunto de "normas" desenvolvidas para limitar as ações, em certos aspectos, dos seres humanos e assim garantir uma boa convivência entre eles. Temos, a partir disso, a necessidade de criarmos um bom relacionamento, com animais de outras espécies e com o meio ambiente ao nosso redor.
Conforme foi observado no filme Epidemia, as cenas relacionadas ao exército americano não teve a presença da bioética, que remete a maior parte do filme, este que trata de contágio de um vírus que é transmitido com facilidade pelo toque, mas que depois sofre mutações e passa a ser transmitido pelo ar.
Não são os números de mortos que assustam. São as imagens de corpos sendo atacados por vírus que destrói o tecido orgânico em questão de minutos.
Uma epidemia pode sim ser controlada, erradicada ou até mesmo evitada, mas só se for tratada como prioridade desde o começo, mas quando o Coronel-médico do exército e sua equipe tenta ajudar a população eles são inexplicavelmente afastados do caso. Por que o poder do Estado e suas intenções não éticas preferiam fazer uma limpeza total nos locais que tinham pessoas contaminadas do que ariscar suas vidas e verbas para criar o soro que curasse a doença.
É importante lembrar que o filme mostrou um nível de biossegurança, do tipo IV, que requer muita atenção e precisão dos profissionais deste setor. Eles devem fazer uso dos EPC’s e EPI’s, os quais devem estar intactos, uma vez que tudo é porta de entrada para o vírus se espalhar. E também pela virulência ser altíssima e não ter conhecimento de vacina ou cura do vírus. Mesmo com tantas normas de biosseguranças estabelecidas existem profissionais que por mais tempo que estejam submetidos a esses riscos podem acidentar-se por algum descuido. Contudo percebo que a bioética esta presente em assuntos muito importantes que podem