Fornecedores
E O SEU IMPACTO NO VAREJO diagnósticos e tendências
fevereiro/2012
presidente: Abram Szajman diretor executivo: Antonio Carlos Borges colaboração: Assessoria Técnica
Editora
Publisher: Luciana Fischer MTB: 55961
Editor chefe: Jander Ramon
Editora executiva: Selma Panazzo
Editor assistente: André Rocha
Projeto Gráfico
Editores de arte: Maria Clara Voegeli e Demian Russo
Chefe de arte: Juliana R. Azevedo
Designers: Ângela Bacon e Cristina Tiemi Sano
Produção gráfica: Clayton Cerigatto
A EVOLUÇÃO DA CLASSE MÉDIA
E O SEU IMPACTO NO VAREJO diagnósticos e tendências
fevereiro/2012
Ementa
4
O presente estudo tem por finalidade abordar o comportamento recente do consumo das famílias e, ao mesmo tempo, aprofundar-se na causa primária que vem, ao longo dos últimos anos, dando sustentação ao ciclo de crescimento da demanda familiar, que reside nas fortes mudanças da estrutura socioeconômica observadas nas últimas décadas. Estas, por sua vez, têm raízes na conquista da estabilidade de preços, que vem ocorrendo desde os anos 1990, quando a inflação constituía o elemento mais incisivo para a concentração de renda no País.
Este trabalho concentra a análise aprofundada das mudanças estruturais ocorridas na última década em termos da estrutura da distribuição de renda no Brasil.
A edição da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2009 (POF 2009) do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (primeira após a POF de 2003) é um marco importante que permitiu confrontar dados e resultados de dinâmica demográfica, social e de consumo, ainda não explorados devidamente.
Com o cruzamento dos dados primários mais recentes da POF, Pesquisa Anual do Comércio (PAC) e Censo Demográfico e Projeções Populacionais, foi possível elaborar a nova divisão de classes de renda, com base
em critérios definidos pela FecomercioSP para a identificação da chamada classe média. Essa nova divisão será utilizada, a partir