Relatório: como fazer
(Comentários gerais)
I. ESTRUTURA DO RELATÓRIO
O relatório é um documento descritivo de resultados obtidos, por uma ou mais pessoas, relatando as conclusões de um trabalho de pesquisa, de visita, de um evento qualquer (palestra, ex.), mesmo que parciais. Portanto, o relatório tem dupla função: - divulgar informações - servir de registro de um trabalho executado.
O relatório é um elemento de tomada de decisão e não a própria decisão. Portanto, ele deve dar ao leitor uma clara compreensão dos fatos, dados e conclusões. O relatório deve ser um documento, por si só, explicativo, isto é : a sua leitura deve dispensar esclarecimentos posteriores por parte do relator. O relatório é a tarefa final de um trabalho (ou de uma parte dele), que se inicia com a introdução do problema, coleta e tratamento das informações e sua análise. O texto do relatório, quando necessário, é acompanhado de gráficos, tabelas, ilustrações, mapas, diagramas... enfim, tudo o que ajude a esclarecer ou detalhar as informações nele contidas. Um relatório tem, geralmente, a seguinte estrutura: 1. Capa – nome da instituição / departamento / disciplina título do relatório relator (ou equipe) professor local mês / ano 2. Folha de Rosto – título do trabalho nome do relator (ou relatores) instituição a que se vincula o relator local ano Estas informações devem ser distribuídas de maneira clara e equilibrada na página.
3. Índice ou Conteúdo do Relatório · auxilia o leitor a familiarizar-se com o trabalho · facilita seu manuseio · permite que as informações sejam localizadas com facilidade
2 O índice deve conter uma lista de assuntos tratados no relatório, de maneira organizada, com indicação da numeração da página respectiva.
4. Texto (é uma explanação corrida que deve abranger 3 partes) Apresentação – parte inicial em que se expõe o assunto como um todo, com informações sobre o contexto e a importância da matéria; informa onde se realizou a atividade, seu início e término,