Relatório "Como efetuar uma medida"
Data: 27/03/2014
OBJETIVOS
Distinguir os algarismos corretos do algarismo duvidoso em uma medida;
Relacionar a unidade da escala e o número de algarismos significativos com a precisão da medida efetuada.
MATERIAL
Régua de 4 escalas
Tampa da Caixa
Tubo de ¼ com 40cm
DESENVOLVIMENTO Medir o comprimento da tampa da caixa com o tubo, depois com as escalas: dm, cm, mm, enquanto vai preenchendo cala coluna do quadro abaixo... Deve ser destacado que podemos contar quantas unidades completas cabem na extensão medida e que para avaliarmos a sobre é necessário imaginarmos a correpondente sobra. Algarismos Significativos
Tubo como Unidade
Escala em dm
Escala em cm
Escala em mm
Nº de Unidade Inteiras
2
10
108
1085
Fração da Unidade Avaliada
0,7
0,9
0,4
0
Medida com seus alg. significativos
2
10
108
1085
QUESTÕES
1) Com base no que foi visto, responda:
a) Medindo-se com uma certa escala, sobre quais algarismos nós não teremos dúvidas? Medindo-se com uma certa escala, nós não teremos dúvidas sobre algarimos inteiros.
b) Qual a menor fração da escala que pode ser avaliada pelo medidor? A menor fração da escala que pode ser avaliada pelo medidor é uma unidade da escala que está sendo utilizada.
c) Que algarismo de uma medida pode variar entre as pessoas que efetuam uma mesma medida? O algarismo de uma medida que pode variar entre as pessoas que efetuam uma mesma medida é o último algarismo inteiro depois da vírgula.
2) Por que sempre haverá dúvida sobre o valor verdadeiro de uma medida? O valor verdadeiro de uma grandeza é o valor que seria obtido de uma medição perfeita e a determinação do mesmo pode ser entendida como o objetivo final da medição. Entretanto, deve ser observado que o valor verdadeiro é por natureza, indeterminado. Levando em consideração tal definição, sempre haverá dúvida sobre o valor verdadeiro de uma medida pois durante a medição