Relatório Calorimetria
Solidificação
São José dos Campos, Novembro de 2013
INTRODUÇÃO:
O calorímetro, ou bomba calorimétrica, é um instrumento que permite a medição do calor absorvido ou liberado por uma reação quando o volume é constante. Geralmente, o calorímetro é constituído por uma câmara de aço imersa em água e sua análise é bem simples: caso a temperatura da água aumente, é um indicativo de que a reação liberou calor. De forma contrária, se a temperatura cai, significa que a reação absorveu calor.
No experimento realizado, um calorímetro mais simples foi construído, através de materiais encontrados no uso cotidiano (conforme será apresentado no item Materiais). No entanto, de forma análoga, o processo é basicamente o mesmo e, sendo assim, também sua análise, sendo de suma importância a atenção a medição da temperatura da água em ambos procedimentos.
Tecnicamente, podemos dizer que a liberação de calor em determinada reação (citada como aumento da temperatura na água), ocorre a partir do balanço energético da quebra e formação de novas ligações químicas. Especificamente, a quebra destas ligações absorve energia e a formação absorve. Esta diferença quantitativa determina se a reação é exotérmica, se o saldo for de liberação de energia para o meio, e endotérmica na situação oposta.
OBJETIVO DA PRÁTICA:
O objetivo deste experimento, através da construção do calorímetro e devida notação dos dados observados durante o processo é, através dos mesmos, calcular o calor de combustão e o calor de solidificação de uma vela. 1
MATERIAIS:
-
01 balança analítica;
01 placa de aquecimento;
Vela;
Parafina;
01 termômetro;
01 béquer de vidro de 50mL;
01 béquer de vidro de 250mL;
01 lata de refrigerante;
01 lata de leite em pó;
02 mufas;
02 garras;
01 suporte universal;
01 pinça de madeira;
01 tubo de ensaio.