Relatório aula pratica de Hematocritos
O hematócrito consiste em um exame clinico hematológico o qual quantifica em porcentagem ou fração decimal a proporção dos glóbulos vermelhos do sangue em relação ao plasma, os resultados obtidos apresentam variações quanto ao sexo e idade dos pacientes analisados, sendo o método de grande importância no auxilio do diagnostico de diversas patologias, de modo que valores elevados são indicativos de quadros de policitemias e hemococentrações, assim como valores diminuídos sugerem quadros de anemias, hemorragias agudas e hidremias.
2. Objetivo:
Determinar a porcentagem do volume de hemácias em relação ao do plasma.
3. Materiais:
Tubo de microhematocritos 1,5mm
1 tubo com sangue
Álcool,
Garrote,
Seringa
Lamparina,
Escala para leitura de hematocrito centrífuga de microhematocritos
4. Metodo:
Inicialmente coletou-se o sangue, foi homogeneizado por inversão e logo em seguida imergiram-se tubos capilares de microhematocritos no respectivo tubo de ensaio contendo a amostra e por capilaridade preencheu-se cerca de 2/3 dos tubos capilares com sangue, com auxilio de uma lamparina aquecemos as duas extremidades do tubo capilar de microhematocritos para veda-lo de modo a impedir que o sangue saia do tubo no momento da centrifugação. Em seguida colocamos os tubos na centrifuga de microhematocritos, para centrifugação de 5 minutos a 11.500 rpm, passado este intervalo, com o auxilio de uma escala para leitura, quantificou-se a porcentagem de hemácias da amostra em relação ao plasma.
5. Conclusão:
Após avaliação quantitativa e medição com a escala para leitura de hematocritos o resultado obtido foi de 35 % de Hemácias em relação ao plasma da amostra.
6. Referencias
http://www.infoescola.com/materiais-de-laboratorio/camara-de-neubauer/ Acessado em 03 de novembro de 2013. http://www.labtestsonline.org.br/understanding/analytes/rbc/ Acessado em 03 de novembro de 2013.
AZEVEDO, Maria Regina Andrade de. Hematologia Básica: