Relatório Aula 4 de Físico-Química
Prática 04: Densidade e Massa molar pela Efusão e Difusão dos Gases
Setembro, 2014
Viçosa – MG
Resumo da Prática
O experimento foi totalmente baseado na prática 4. O objetivo foi comprovar a Lei de Efusão de Graham e com os resultados das partes I e II determinar a densidade e a massa molar dos gases experimentais.
Na parte um foi verificado o tempo de efusão dos gases: atmosférico, oxigênio e dióxido de carbono. Utilizou-se um aparelho de Schilling para tais medições.
Na parte dois o objetivo era calcular a velocidade de difusão dos gases amônia e cloreto de hidrogênio. A partir da reação entre HCl e NH4OH houve a formação de um anel no tubo de vidro fechado, tornando possível o cálculo das velocidades.
Introdução
A difusão é a capacidade que os gases têm de se misturar facilmente com outros gases, formando uma mistura homogênea. Essa propriedade que os gases possuem é em decorrência de suas partículas se movimentarem muito rápido e continuamente, que é estudado na parte da teoria cinética dos gases.
A efusão gasosa nada mais é do que o vazamento dos gases através de orifícios, ou de paredes porosas. Esse fenômeno está relacionado com a energia cinética das moléculas. Devido ao seu movimento constante, as partículas de uma substância distribuem-se uniformemente no espaço livre.
Thomas Graham (1805 —1869) foi um químico britânico, conhecido por suas pesquisas na difusão de gases e líquidos na química dos colóides.
A lei de Graham, foi formulada em 1829 por Thomas Graham, estabelece que as velocidades de efusão dos gases são inversamente proporcionais às raízes quadradas de suas respectivas densidades:
onde v1 e