Relatório atps empreendedorismo etapa 1 - passo 3
O texto cita também o SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) como um dos maiores parceiros do microempreendedor atual, fornecendo cursos que ensinam desde técnicas de gestão e viabilidade econômica-financeira e até mesmo cursos onde o interessado treina suas capacidades de liderança e atitude.
Com essas informações concluo que não basta apenas abrir um negócio, e não seria também uma questão somente de sorte e capital, mas sim de tomar as decisões corretas no momento de planejar. Para que a empresa em questão conquiste o sucesso é preciso que o empreendedor tenha primeiramente afinidade com o ramo que escolher, o capital virá com o esforço independente da área de atuação escolhida, logo não se deve abrir um negócio por “dar mais dinheiro”.
Uma empresa que supostamente gera um grande capital não será sucesso absoluto com muita concorrência, assim entra a questão de diferencial. A inovação nesse caso é muito importante para a conquista dos objetivos. Segundo José Dornelas - “Pesquisas recentes mostram que 88% dos pequenos empresários não pensam em inovação.”
Então se o empreendedor fizer parte desses 12% que pensa em inovar, é muito provável que a empresa tenha êxito, levando também em consideração outros fatores citados no texto.
Outro fator muito importante é zelar pelo bem estar dentro da empresa, evitando conflitos, pois uma situação mal resolvida pode afetar ao restante da equipe. Uma injustiça cometida pelo líder pode prejudicar os funcionários, que ficam atentos aos acontecimentos dentro do local de trabalho, ocasionando sentimentos de revolta.
Uma coisa muito importante também citada no texto é encontrar um lugar adequado, de