O sentido da colonização da américa
O texto em estudo, ao meu entendimento diz que o descobrimento e a colonização da América pelas nações do continente Europeu, originou-se de empresas meramentes comerciais comandadas por navegadores de tais países; Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda e Dinamarca. Para isso, contribuíram muito no aprimoramento das técnicas de navegação e a melhoria dos meios de transportes marítimos utilizados no século XIV.
Melhorias essas que permitiram a expansão européia ultramarina e o desenvolvimento do comércio continental para além das antigas rotas terrestres. Os fatores determinantes do pioneirismo dos portugueses e espanhóis na navegação em alto mar era apenas o interesse de abrir novos clientes compradores de seus produtos. Porém, ao invés de descobrirem uma nova rota de comercio, descobriram um novo continente a ser colonizado. Mas a idéia de colonização foi vista como uma grande empresa comercial, mais completa que a antiga, mas sempre com o mesmo caráter que ela. Tinham como objetivo explorar os recursos naturais de um território virgem em proveito do comércio europeu. É este o verdadeiro sentido da colonização tropical, de que países como o Brasil, México e Peru foram colonizados.
Esses países sofreram uma colonização de exploração, sendo que primeiro se interessaram nos metais que a nova terra tinha a oferecer, depois na peles de animais, na pesca, madeira e assim por diante. Os colonizadores não pensavam na idéia de implantar a agricultura no lugar, já que o mesmo tinha tantas outras riquezas naturais a oferecer.
A região norte, só foi povoada após o séc. XVII devido aos problemas políticos-religiosos que vinham acontecendo na Europa. Ela foi colonizada na maior parte pelos Ingleses, no principio fugindo dos problemas de seu pais, mas com o tempo, esses colonos passaram a ver o lugar como um lugar para se construir um novo mundo, um mundo de clima temperado. Muitos dos colonos se tornaram donos de