Relatório Argamassa para revestimento de paredes e tetos
LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: ARGAMASSA PARA ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO DE PAREDES E TETOS
Prof. Wandercleiton da Silva Cardoso
Alunos:
Turma:
7º ECI A1
Serra /ES
2014
1. INTRODUÇÃO
Este relatório apresenta resultado de ensaio de determinação do índice de consistência de uma amostra de argamassa industrializada (ARGALIT, ACI) para assentamento e revestimento de paredes e tetos, realizado em laboratório Agosto de 2014, As argamassas é uma mistura de materiais inertes com materiais aglomerantes e água, no caso da argamassa industrializada também são adicionados alguns aditivos químicos, ela se apresenta em estado plástico nas primeiras horas e quando endurecida adquire rigidez, aderência e resistência, tem a função de unir componentes de alvenaria ou decorativos, regularizar superfície dar acabamento e para revestimentos de paredes e tetos.
Nos últimos anos a construção sustentável é um grande desafio, em busca de economia e praticidade vêm crescendo a utilização de argamassas industrializadas em substituição às argamassas produzidas em obras, pois reduz as perdas e diminui a quantidade de entulho assim causando menor impacto além do ganho de eficiência no que se refere à mão-de-obra, prazo de execução dos serviços e consumo de materiais.
.
2.0 ENSAIO EM ARGAMASSA INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO DE PAREDES E TETOS.
O ensaio foi realizado de acordo com as diretrizes da norma NBR 13276 (ABNT, 2002), argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos, preparo da mistura e determinação do índice de consistência.
2.1 OBJETIVO Estudar o método de determinação do índice de consistência da argamassa a ser utilizada na realização de ensaios necessários a caracterização do material. .
2.2 AMOSTRA
0,5 Kg de argamassa ACI.
100 ml de água.
2.3 EQUIPAMENTOS
O experimento foi conforme a norma