Relatório Análise Microbiológica da Água
DISCIPLINA DE ÁNALISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA
AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DE TUBOS MÚLTIPLOS
TURMA 107.5, MANHÃ
DISCENTES: VANESSA LIMA MATIAS
DOCENTE: RAKEL OLINDA MACEDO
Juazeiro do Norte, Ce
2015
1-FUNDAMENTOS TEÓRICOS
As proteínas desempenham papéis extremamente importantes, na maioria dos processos biológicos, atuando como enzimas, hormônios, neurotransmissores, transportadores através das membranas celulares e outros. (GANONG,1995)
O desenvolvimento de metodologias para determinar proteínas tem, cada vez mais, se tornado de fundamental relevância em várias áreas do conhecimento, como por exemplo, em análises clínicas, favorecendo o diagnóstico de certas doenças correlacionadas com a alteração da quantidade de proteínas nos fluidos biológicos; em nutrição animal, ressaltando o aproveitamento racional de nutrientes; em problemas relacionados à nutrição humana, como obesidade, anorexia nervosa, desnutrição, devendo as dietas apresentar teor balanceado de proteínas; em tecnologia e ciências de alimentos, objetivando o aproveitamento racional da matéria prima e o melhoramento dos produtos novos e já existentes. (KING,2002)
A albumina é a proteína mais abundante, no plasma humano. É sintetizada no fígado a uma velocidade dependente da ingestão proteica. As principais funções da albumina são os transportes e armazenamento de uma grande variedade de molécula ou ligados, a manutenção da pressão oncótica do plasma e fonte de aminoácidos endógenos. (KING,2002)
A bilirrubina fixada à albumina tem menor probabilidade de passar para os tecidos hidrófobos do cérebro do que a bilirrubina livre desempenha também um papel muito importante no metabolismo das gorduras, além de constituir uma fonte de nitrogênio. A ação das lipoproteínas-lipases sobre os lipídeos libera ácidos graxos instáveis, que são ligado à albumina durante um curto período, além de molécula fixadora e de transporte, a albumina desempenha um papel importante na