relatório 2 física experimental
Conhecimento do micrômetro e familiarização com seu uso.
Material
- Micrômetro;
- Esferas (duas);
- Chapa metálica;
- Fios 1, 2 e 3;
- Fio de cabelo;
- Lâmina de barbear;
- Papel.
Introdução
O micrômetro, também conhecido como Pálmer, é um instrumento de medida com precisão maior do que a do paquímetro, podendo ter precisão de 0,01 milímetros e possibilitar a medição de centésimos e milésimos de milímetros. O micrômetro é utilizado para medir as dimensões de objetos, como a largura, a espessura e a profundidade, o que o torna muito útil na indústria mecânica e nas demais áreas onde seja necessária alta precisão.
O instrumento é composto por um parafuso micrométrico, um estribo, esperas fixa e móvel, onde são posicionados os objetos para medição. Consta também a bainha, o tambor, a catraca e fixador.
Procedimentos
O experimento teve início após a explicação do professor sobre o cálculo da precisão do micrômetro, assim como foram feitas as medições pré-laboratoriais. Foram apresentados os materiais para medição e, logo após, deu-se início a prática. Primeiramente foi medido o diâmetro das esferas, tendo em vista que dessa forma pode-se calcular o volume das mesmas. Em seguida, foi medido o diâmetro de três fios com espessuras diferentes, com isso pode-se obter a área das seções retas desses materiais. Por último foram feitas as medições da espessura da chapa metálica, de um fio de cabelo, de uma folha de papel e de uma lâmina de barbear. Todos os resultados foram obtidos em centésimos de milímetros.
Conclusão
É de notável serventia o uso do micrômetro por esse ser um instrumento de medida de alta precisão, sendo assim aplicável o seu uso em diversas áreas industriais. Observa-se também que é essencial o correto manuseio desse instrumento, tendo em vista a grande sensibilidade e a alta precisão das suas partes móveis.
Bibliografia http://pt.wikihow.com/Usar-um-Micrômetro