Relatos Diferentes Uma Narrativa
1 introdução 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 introdução
O papel da comunicação tem se modificado nas organizações, passando de simples instrumento gerencial para transmissão de ordens a uma área estratégica. Nesse novo papel, assume a função de construir um universo simbólico que, aliado às políticas de administração de recursos humanos, visam aproximar e integrar os públicos aos princípios e objetivos centrais da empresa (Curvello, 1993). Pode e deve haver abordagens diferentes para cada público, mas é preciso cuidar para que não haja dissonância no conteúdo do discurso, tornando a imagem difusa. Curvello (2000) adverte que “públicos têm formações diferentes, interesses distintos. Como você se expressa para os funcionários? Como você se expressa para os acionistas? Se você tem más notícias para dar aos funcionários, você tem de dar essas más notícias para os acionistas também, porque eles têm acesso à imprensa, à Internet, a análises. Não dá para esconder a verdade.”.
Nesse sentido, com base no texto proposto aprofundando os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do primeiro semestre do curso de Bacharelado em Administração, o presente trabalho pretende discorrer sobre os processos comunicacionais enquanto recursos facilitadores, procurando desenvolver uma linha de raciocínio que permita reconhecer a comunicação como fator decisivo nas relações empresariais.
2 DESENVOLVIMENTO
Como um dos elementos que propicia o contato entre os seres humanos, a comunicação está presente em qualquer contexto do qual o homem faça parte, pois permite que