Relatorios
FÍSICA I
(2º Semestre)
Volumes e Conversão de Unidades
Professor: Cláudio H. Furukawa
Vívia Cristina Malheiros Teixeira Prontuário: 12200331
Osasco-SP
2013
Introdução
Unidades de volume
Definição de volume: como o espaço ocupado por um corpo a sua capacidade que ele tem de comportar alguma substância. As figuras espaciais como o cubo, paralelepípedo, cone, pirâmide, cilindro, prismas, entre outras, possuem volume. A capacidade de um corpo é calculada através da multiplicação entre a área da base e a sua altura. A unidade usual de volume é utilizada de acordo com as unidades das dimensões do corpo. Observe a tabela de transformações das unidades de medidas do volume. Por exemplo:
1m³ (lê-se um metro cúbico) = 1000 litros
1dm³ (lê-se um decímetro cúbico) = 1 litro
1cm³ (lê-se um centímetro cúbico) = 1 mililitro (ml)
Origem do Litro
Antes de falar da origem do litro, devemos conhecer como surgiu o sistema de medidas que foi constituído em 1789, para unir os países ou região que tenha a mesma unidade e precisão, onde procurava acabar com os problemas, de diferentes medições para o mesmo objeto e assim descobriu também o sistema métrico decimal que baseado numa constante,ou seja, não arbitrária e é constituída inicialmente por três unidades básicas: metro,litro e quilograma.
Litro é uma grandeza para medir o volume e foi chamada de litro e definida como “o volume de um decímetro cúbico”. O litro permanece como uma das unidades mais em uso com o SI, entretanto recomenda-se a utilização da nova unidade de volume definida como metro cúbico.
Parte Experimental
MATERIAIS UTILIZADOS
Paquímetro manual
Paquímetro digital
Régua (30 cm)
Balança digital
Trena digital
Procedimentos Experimentais
Medição I- Tubo de vidro
Mediu - se as dimensões internas de um tubo de vidro com ajuda do paquímetro (até a marca superior) e analisar