relatorios de quimica geral
A) CRIOSCOPIA.
Introdução
A diminuição da volatilidade da solução e o conseqüente abaixamento da pressão de vapor acarretam duas conseqüências fundamentais: o solvente encontrará maior dificuldade para congelar ou para entrar em ebulição.Os efeitos coligativos estão presentes em várias situações do cotidiano.
Objetivos
Determinação da massa molecular da uréia.
Assuntos envolvidos
Soluções ideais. Propriedades coligativas. Diminuição do ponto de solidificação de soluções. Relação entre temperatura de solidificação, concentração da solução e propriedades do solvente.
Desenvolvimento
Equipamentos:
Termômetro
Banho Refrigerante
Materiais: 2 tubos de ensaio
1 béquer de 600 mL
1 bastão de vidro
1 pissete
Reagentes: Água destilada
Cloreto de Sódio
Uréia
Procedimento
1. Foram colocados 10 mL de água destilada dentro de um tubo de ensaio.Colocou-se gelo em um béquer de 600 mL, em seguida adicionou-se cloreto de sódio e misturou os componentes com um bastão de vidro.
2. Após isso, colocou-se um termômetro no banho refrigerante e observou quando a temperatura atingiu –6ºC, depois o tubo de ensaio com a água contendo o termômetro, foi colocado dentro do banho refrigerante e delicadamente agitado.A partir disso observou-se que a temperatura dos cristais de gelo aparece.
3. Em seguida foi anotada a temperatura do ponto de solidificação, posteriormente o gelo foi derretido dentro do tubo de ensaio.
4. Foram dissolvidos de 0,6 - 0,7g de uréia numa certa quantidade de água, e conjunto de tubos de ensaio com a solução de uréia foram levados para o banho refrigerante. Depois de anotada a temperatura de solidificação, os tubos forma aquecidos com as mãos e repitiu-se a determinação.
Tarefas
a) Determine a massa molecular da uréia utilizando os dados obtidos na experiência.
Δtc= 1,86 Δtc= Kc m
Kc= 1,86 mol m= 0,60g V mol=? V= 10 mL, 0,01L