Relatorios de avaliação escolar
AVALIAÇÃO ESCOLAR
1. INTRODUÇÃO
A avaliação necessita de instrumentos diversificados, dando ênfase as possibilidades da avaliação diagnóstica e construtiva da aprendizagem, e no ensino infantil, as crianças tem acesso a um caminho formal aos valores educacionais, portanto, necessitando de acompanhamento de seu desenvolvimento. O relatório de Avaliação Escolar da UTA Educação, Ciência e Tecnologia está baseado em atividade aplicada prática, selecionada do livro Avaliação planejada, aprendizagem consentida, 3ª edição, na página 175, e irei transcorrer essa apresentação de forma a descrever: * Principais componentes que integram o acompanhamento da criança pelo professor. * A importância da avaliação no ensino infantil visando o desenvolvimento do ser social.
2. DESENVOLVIMENTO A LDBEN de 1996, no art. 31, estabelece que “na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”. O processo avaliativo na educação infantil não abrange elementos de aprovação e reprovação, assim sendo, não constitui papel do professor aprovar ou reprovar o aluno. Por conseguinte, cabe ao professor do ensino infantil utilizar esse meio para o desenvolvimento da vida prática do aluno, apontando a ele novos rumos a seguir; auxiliá-lo a entender melhor aquilo que ele busca conhecer e mostrando os desafios e as facilidades do longo percurso à frente; sempre permitindo que sua autonomia ajude-o a decidir o que pretende.
A educação infantil traz ao novo educando a experiência inicial da educação básica, com a finalidade de desenvolver integralmente a criança. Complementando a ação da família e da comunidade, a LDBEN, ainda no art. 29, incentiva os professores que levem em conta com relação a procedimentos de acompanhamento à criança os aspectos: físico; psicológico; intelectual e social.
Ao avaliar levando em conta os domínios de