RelatorioP1
934 palavras
4 páginas
PUC Minas – Coração EucarísticoEngenharia de Controle e Automação
Robson César da Fonseca
Walter Antônio Barbosa
RELATORIO DA AULA PRATICA 02
Medidas e Erros
Belo Horizonte
20 de Março de 2015
INTRODUÇÃO:
Quando utilizamos alguma vidraria dentro de um laboratório, precisamos de uma certa precisão. Sendo assim vamos fazer testes e calcular os erros de cada vidraria para podermos saber qual e a variação que pode na medição.
OBJETIVO
Nosso Objetivo e um pouco menos complicado, vamos calcular o erro em cada vidraria e assim sabendo qual e mais precisa e qual e menos precisa.
PARTE EXPERIMENTAL
Nesse experimento foi utilizado:
- Provetas de 100 ml, 50 ml e 10 ml
- Pipeta Volumétrica de 5 ml
- Pipeta Graduada de 5 ml
- Béquer de 100 ml
- Balão Volumétrico de 50 ml
- Bureta de 50 ml
- Balança MARTE - modelo 1001
1° EXPERIÊNCIA – Nessa experiência pegamos duas vidrarias, a proveta de 50ml e um balão volumétrico de 50ml. Assim meçamos 50 ml de agua de torneira na proveta, logo em seguida, transferimos a agua para o balão volumétrico.
2° EXPERIÊNCIA – Utilizamos nessa experiência três vidrarias, pegamos primeiro a bureta e recolhemos 50ml de agua e depois transferimos para uma proveta de 100ml e logo em seguida transportamos novamente para outro recipiente, um béquer de 100ml de capacidade.
3° EXPERIÊNCIA – O procedimento usado nessa experiência foi um parecido com as anteriores, porem agora vamos juntar em um único frasco os volumes de quatro vidrarias, começando com 5ml de agua medidos em uma pipeta volumétrica e despejados em uma proveta de 50ml, agora mais 5ml de agua medidos em uma pipeta graduada, e também despejados na proveta, mais 5 milímetros de agua medidos em uma bureta e mais 10ml de agua medidos em uma proveta separada, assim despejamos o conteúdo de todas as vidrarias na proveta de 50ml.
4° EXPERIÊNCIA –Nessa experiência vamos pesar um béquer vazio e depois pesar ele com 50ml de agua medidos em uma