Relatorio02
O experimento realizado no laboratório foi supervisionado pelo Prof. e tinha como tema Movimento Uniformemente Variado. Os procedimentos seguiram o roteiro postado no Disco Virtual do aluno e estavam relacionados com o conteúdo ministrado pelo mesmo professor em sala de aula nas aulas teóricas. Não houve nenhum imprevisto e tudo saiu como programado.
O objetivo do experimento é comprovar as fórmulas e conceitos sobre o tema que foi previamente trabalhado em sala de aula; agrupar os dados coletados em gráficos e novamente comprovar as fórmulas ensinadas.
2. CONCEITUAÇÃO TEÓRICA
Movimento Retilíneo Uniforme
O movimento uniformemente variado é o movimento no qual a velocidade escalar varia uniformemente no decorrer do tempo. Quando se observa que a velocidade de uma partícula é uniforme, independentemente de sua trajetória, diz-se que a partícula possui aceleração constante.
Nesse tipo de movimento a velocidade varia de uma maneira regular, ou seja, em intervalos de tempos iguais ocorrem iguais variações de velocidades. A identificação de um movimento uniformemente variado pode ser feita por meio de uma tabela, de um gráfico ou ainda por suas funções horárias.
Uma vez que em intervalos de tempos iguais, as variações de velocidade são iguais, temos a seguinte definição:
No movimento uniformemente variado, a aceleração escalar é constante e não nula.
Matematicamente, temos:
Função horária da velocidade
Considere um ponto material em movimento uniformemente variado, como mostra a figura abaixo.
Estando o móvel em MRU, temos a seguinte equação horária:
Para t0 = 0, temos:
A expressão acima é uma função horária da velocidade escalar no MUV. Conhecendo a velocidade inicial do móvel e sua aceleração escalar, podemos determinar a velocidade escalar do móvel em um determinado instante t.
Função horária dos espaços
O conhecimento da função horária de um movimento talvez seja a meta final para se efetuar a sua descrição: