PCC 1 semestre 2015
Os últimos 600 anos de história da humanidade, comprovam sem deixar duvidas que, o contexto histórico impõe linhas de pensamento e tais linhas por sua vez estimulam transformações significativas da realidade.
Mais do que em qualquer outro instante, da história da humanidade essa relação esteve presente especialmente em períodos considerados chaves para a evolução da humanidade, como os séculos XVII e XVIII, o movimento iluminista refletiu as grandes transformações que ocorriam e, ao mesmo tempo, serviu de mecanismo propulsor e catalisador de outras tantas mudanças. Nos séculos XIX e XX temos os pensamentos comunistas e o seu embate com o capitalismo que irão ditar à forma de pensar e de se fazer a história da humanidade.
Na História, pensadores ilustres transformaram-se em precursores no que diz respeito a demonstrar a importância da objetividade e coleta de dados documentos comprobatórios. Assim colocou-se à disposição de uma sociedade que cada vez mais ansiosa de querer conhecer o passado e desta forma transformar seu futuro. Tanto na Política quanto na Economia, os pensadores procuravam traduzir as inquietações da classe para aquele momento, ao mesmo tempo em que inspiram e mobilizam o espírito revolucionário das massas.
No século XXI, com o advento da internet, as sociedades tornaram-se um ideal de sociedade cosmopolita em que as diferenças culturais e de contexto histórico se relacionam num só ambiente. Num mundo globalizado as redes de mídia favorecem a difusão das culturas e da educação contribuindo para uma conscientização histórica e política da sociedade. O acesso a informação tornou-se dinâmico e em tempo real possibilitando uma educação coletiva com maior conteúdo e em menor tempo. A educação sempre foi á forma de se fazer e viver a história, atualmente no contexto globalizado em que se encontra o mundo a educação passou a ser o principal meio de se